Conjunto Geralda Medeiros se prepara para escolher Padroeira

Conjunto Geralda Medeiros se prepara para escolher Padroeira

Tendo em vista o crescimento e desenvolvimento da Comunidade localizada no Conjunto Geralda Medeiros, os Padres da Paróquia Santo Antônio, após uma averiguação das devoções já existentes no lugar e levando em consideração a importância da Festa da Padroeira num período adequado do ano bem como nomes populares dados à Virgem Maria, oferecem à Comunidade estas sugestões (não havendo nenhuma delas na cidade de Patos). Na próxima segunda-feira, dia 20/10, acontecerá a eleição da Padroeira por meio do voto dos católicos residentes no Conjunto.

Rogamos a todos que, ao fazer sua escolha, pensem na devoção mais adequada a TODOS. O nome da padroeira deve ser um retrato da comunidade e para a comunidade. Não levem em demasiada consideração a beleza das imagens ou o nome em si, mas, sua história e como este título da Virgem Maria pode ajudar a Comunidade, agregar as pessoas e atrair devotos no período da sua Festa.

 

NOSSA SENHORA DA LUZ OU DAS CANDEIAS (02/02)

Devoção com origem na Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo e da Purificação de Maria, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 02 de Fevereiro). São José leva o Menino e sua Mãe até o Templo onde encontram o Profeta Simeão que, com o Menino nos braços canta: “Deixai, agora, vosso servo ir em paz, conforme prometestes, ó Senhor. Pois meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações: uma Luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo” (Lucas 2,29-33).

 

NOSSA SENHORA DE LOURDES (11/02)

Devoção com origem nas aparições de Nossa Senhora numa gruta do vilarejo de Lourdes (França). Em 11/02/1858, a Santíssima Virgem apareceu à jovem Bernadete, enquanto recolhia lenha. Ela viu uma luz na gruta e uma menina, pequena como ela, vestida de branco, com uma faixa-azul em sua cintura e rosário nas mãos. A Virgem pediu oração e penitência pela conversão dos pecadores e convidou Bernadete a cavar o chão e beber a água da nascente encontrada. Essa água foi dada a muitos doentes e curas foram noticiadas. Em 25/03, a Virgem lhe revelou: "Eu sou a Imaculada Conceição". O dia 11/02 foi proclamado por João Paulo II como Dia Mundial do Enfermo.

 

NOSSA SENHORA DA SAÚDE (11/02; 22/04; 15/08; 08/09 ou 21/11)

Devoção com origem em Portugal quando a "peste negra" começou a desaparecer do país após o encontro de uma imagem da Virgem. Em desespero, o povo organizou missas, orações e procissões.  Perto de uma igreja, os coveiros tiveram que abrir muitas covas para enterrar tantas pessoas por causa da peste. Numa dessas covas foi encontrada a imagem da Santa. O povo comemorou o fim da peste com uma grande procissão dando à Virgem o título de "Nossa Senhora da Saúde" agradecendo sua ajuda. A imagem varia de acordo com o lugar. Em muitos traz consigo uma cruz no peito, lembrando uma “enfermeira”, e um ramo na mão, lembrando os remédios caseiros.

 

NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO (05/09)

Antiga tradição narra que, em suas aflições, Santa Mônica recorria a Nossa Senhora, primeiro com as desolações provocadas por seu marido, depois com a vida desregrada do filho Agostinho. Em uma aparição, a Virgem Maria se apresentou coberta por uma roupa penitencial, tendo na cintura uma cinta de couro.  Soltando esta cinta, colocou-a em Mônica, recomendando-lhe o uso diário.   Santa Mônica teve a alegria de ver a conversão do filho,  o grande Santo Agostinho. A imagem desta devoção representa a Virgem com uma cinta entre as mãos, ou a está entregando para Mônica e Agostinho. Sua novena começa no dia de Santa Mônica, 27/08.

 

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS (05/09)

Esta devoção começou com São João da Mata em 1198 na Europa. Com o objetivo de resgatar os cristãos escravizados na África e no Oriente Médio, ele fundou a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Carecia, contudo, de recursos para isso. Recorreu, então, ao auxílio de Maria Santíssima, o remédio para todas as necessidades. Foi generosamente atendido e conseguiu libertar da escravidão milhares de irmãos na Fé. A imagem da Senhora dos Remédios traz consigo a mão estendida entregando uma bolsa, um copo, ou mesmo um cálice com os remédios da salvação.

 

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ (08/09 ou 21/11)

Nossa Senhora é frequentemente chamada por seus fiéis como Maria de Nazaré, em referência ao vilarejo onde ela viveu na região Norte da Palestina. Tradições de diferentes lugares dão à Mãe de Jesus o título “N. Sra. de Nazaré” e muitos milagres atribuídos à Virgem Maria com este nome envolvem esta devoção. Destaca-se o seu culto na Vila de Nazaré-Portugal, em Saquarema-RJ e em Belém-PA onde ocorre o famoso Círio de Nazaré, considerada a maior festa católica do Brasil. Sua Festa varia de acordo com os lugares de devoção. O dia da Natividade de Maria (08/09) e o dia de sua Apresentação no Templo (21/11) são considerados oportunos para esta comemoração.

 

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (07/10)

Esta devoção tem sua origem na vitória dos cristãos numa batalha naval. No combate, os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram e venceram aos ataques dos turcos. O Rosário é um instrumento de meditação dos Mistérios de Cristo (Encarnação, Vida Pública, Morte e Ressurreição). Sua origem é muito antiga e está ligada à maneira que os monges e fiéis analfabetos rezavam usando pedrinhas para contar 150 orações no lugar da leitura dos 150 salmos. Essa devoção recebe da Igreja grande aprovação. Destaca-se a constante recorrência do Santo Papa João Paulo II à recitação do Rosário ou Terço.

 

NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS (15/08, 08/09, 21/11, 08/12, 12/12)

O título de N. Sra. Desatadora dos Nós surgiu em 1700 com uma pintura de um artista alemão. Tornou-se popular na Argentina quando o Papa Francisco, na época cardeal de Buenos Aires, trouxe santinhos e uma réplica da pintura para sua Arquidiocese. O artista inspirou-se na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou”. Sua Festa é celebrada nas datas comumente dedicadas à Virgem Maria: 15/08, 08/09, 21/11, 08/12, 12/12.

 

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE (12/12)

A Virgem de Guadalupe é representada por um ícone de Maria revelado ao índio Juan Diego na Cidade do México, em 09/12/1531. Atualmente este ícone se encontra no Santuário de Guadalupe. Sua festa é celebrada em 12 de dezembro. Além de padroeira do México, a Senhora de Guadalupe é também padroeira da América Latina. Pelos relatos, a "Senhora do Céu" apareceu ao índio e identificou-se como a Mãe do verdadeiro Deus. Ela fez crescer flores numa colina deserta em pleno inverno, as quais Juan Diego devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido. Ao apresentar ao bispo as flores recolhidas num pano, surgiu milagrosamente no tecido a imagem da Virgem “Mãe do Céu Morena”.

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar